[PT-BR] Como trabalhar pro Google (aí mesmo da sua casa)

Há quase dois anos atrás eu estava em longas férias (coloquei segunda entrada na Universidade) e queria encontrar alguma forma de ganhar dinheiro (na internet, de preferência).

Fui então começar a ser tradutora freelance (era a única coisa que sabia fazer, hehe). Num desses sites de trabalhos de tradução, www.translatorscafe.com (recomendo!) eu encontrei justamente o emprego que eu queria.

Poucos sabem, mas o Google utiliza várias formas de avaliar seus resultados de pesquisa. Uma delas é através de avaliações feitas por seres humanos. Essa prática é realizada pelo Google Secret Lab.

Espalhados em vários países do mundo (incluindo o Brasil), os chamados Web Evaluators ou Internet Assessors são recrutados por empresas como Leapforce e Lionbridge (a mando do Google) a fim de melhorar continuamente a qualidade do serviço de busca.

Eu me inscrevi, fiz as provas e passei. Foi uma bem legal, aprendi bastante durante o trabalho! E ainda senti o gostinho de trabalhar pro Google (mesmo que indiretamente, haha).

E aí, se interessou? Os pré-requisitos são:
- Fluência verbal e escrita em Inglês
- Ser estudante de nível superior (preferível)
- Acesso à internet via banda larga
- Experiência no uso de navegadores e interação com uma variedade de conteúdos da web
- Capacidade de gerenciar o tempo de trabalho
- Residir no Brasil há pelo menos 5 anos

Pra saber mais, esse é o link da página de recrutamento da Lionbridge (onde eu trabalhei) http://en-us.lionbridge.com/global-crowdsourcing/jobs/internet-assessors.htm

Sobre as horas trabalhadas

Nós avaliadores é quem somos responsáveis por monitorar nosso tempo. Eu particularmente utilizava este programa aqui, o LB Task Control:

Vocês podem encontrar mais informações no site deles: http://www.lbtaskcontrol.com/

FAQ

Como funciona o pagamento?

Você mesmo contabiliza o número de horas que trabalhou, preenchendo uma planilha no site deles. No fim do mês eles conferem, e se for aprovada eles mandam o dinheiro para sua conta.

Há algum limite de horas trabalhadas por mês?

Se há um limite máximo eu acho que não (pelo menos não lembro), mas há um limite mínimo de horas/tasks para fazer mensalmente.

Como a avaliação das querys é com base na interpretação do assessor, então em teoria poderíamos avaliar de qualquer forma, correto?

É, em tese a avaliação é de acordo com a nossa interpretação. Geralmente há 5 avaliadores para cada query. Quando as avaliações são muito discrepantes, todos os avaliadores devem comentar o porquê da sua avaliação, para tentar entrar em um consenso. Caso não haja, há um outro avaliador (avaliador moderador), que dá o veredicto final.
Caso haja qualquer outra dúvida, podem perguntar!