[PT-BR] Congressos (e porque ir para eles)

Desde quarta-feira tá rolando o Agile Brazil em Porto de Galinhas. Sempre fico com medo de ir para esses congressos porque tenho a impressão de que tudo que vai ser falando nas palestras eu poderia ler nos livros (e portanto poupar dinheiro). A primeira palestra do evento foi da Linda Rising, e me fez repensar se realmente só o conteúdo das palestras importa.

A apresentação foi sobre o Agile Mindset, que ela apresenta com a abordagem do Growth Mindset. Pra mim não foi um tema novo (já li livros e escutei podcasts com a Carol Dweck), mas ouvir a palestra, naquele momento, me fez pensar em como eu estava acomodada com relação a não procurar pessoas que fazem algo melhor do que eu. Estar naquela sala gigante e cheia de gente que eu nunca vi na minha vida deve ter sido importante pra me fazer perceber isso.

Acontece que o principal valor desses eventos e congressos é a imersão na experiência. Várias vezes na minha vida eu já me deparei com um conceito (normalmente ligado a comportamento) e só depois dessas várias exposições eu consegui incorporar o aprendizado na minha rotina. Acontece que é muito mais fácil enraizar algo novo estando em um ambiente novo do que deitada no sofá lendo um livro. Agora eu não vou mais ter que pensar tanto antes de comprar ingressos.