Finanças para empreendedores

Esse ano eu participei do Oi Empreendedores (competição pra empreendedores organizada pela Oi) só pra ver como era a dinâmica da competição. Fui passando em todos os peneirões mas fiquei de fora na penúltima rodada. O aprendizado mais importante pra mim foi descobrir que eu não sabia nada de finanças.

Corri atrás de um livro que me desse uma visão geral sobre a área e acabei escolhendo um com nome bem sugestivo: Entrepreneurial Finance. Ele mostra a big picture de tudo que envolve dinheiro em uma startup.

Dentre os pontos que mais me marcaram, o primeiro foi sobre o momento de aceitar investimentos externos (normalmente angel investors). O normal é que as empresas fiquem naquele oba-oba pra conseguir um investidor logo no início, mas na realidade o começo da startup é o pior momento pra receber investimentos, porque o investidor entra com uma quantia relativamente pequena e mesmo assim fica com uma boa parcela da empresa.

Outro ponto que me marcou muito foi sobre o que os investidores procuram em uma empresa. De forma geral, eles preferem uma ideia ruim com um time bom a uma ideia boa com um time ruim. Além disso, do lado do empreendedor, a escolha deve levar em consideração não só o dinheiro como também a qualificação do time de investidores.

Enfim, o livro é muito bom. Agora eu tenho uma visão geral da área e posso ir buscando informações a medida que eu for precisando. Até já me sinto confiante em entrar numa rodinha de investimentos e entender o que tá sendo dito (hahaha).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s