MIT Global Entrepreneurship Bootcamp

O MIT oferece alguns cursos online no edX, entre eles alguns sobre empreendedorismo. O programa é online, mas anualmente eles realizam um Bootcamp presencial com os melhores alunos.

O processo

Uma das coisas mais legais que eu acho dos recrutamentos lá dos EUA é que quem você é conta muito mais do que seu diploma, por exemplo. Para aplicar pro programa você precisava escrever sobre quem você era e qual sua startup. Eu resolvi tentar mas sem muitas pretenções, já que o programa é bem seletivo e tem uma taxa de aceitação bem baixa, segundo eles.

Meu projeto era o Waho (aplicativo para turistas conhecerem lugares nos subúrbios das cidades a partir das histórias das pessoas por trás dos estabelecimentos). Mandei o pitch do app e falando um pouco sobre mim, e umas 2 semanas depois recebi um email para marcar uma entrevista por Skype (!).

A entrevista foi bem legal, basicamente uma conversa mesmo. Ele me perguntou como eu lidava com conflitos em grupos, qual o feito que eu mais me orgulhava, o que eu gostava de fazer no tempo livre, entre outras coisas. O que ficou claro pra mim foi o fato deles estarem preocupados em entender como eu atacava os problemas e como me comportava em um grupo. Algo que me orgulho bastante é de não ter mentido na entrevista (quando ele me perguntou sobre os conflitos eu expliquei que tinha um bias de sempre fugir deles haha). Acho que essa transparência deve ter contado como algo positivo.

Continuei sem pretenções e para minha surpresa no final do ano passado (2015) recebi o email dizendo que eu havia sido admitida. Passei quase meia hora tremendo e sem acreditar. O bootcamp foi em Seul e só a tuition custava $6.000. Além disso eu ainda teria que bancar todos os custos da viagem, então eu optei em não participar. Foi a escolha certa? Não sei, mas foi a que pareceu mais sensata no momento. Não me arrependo, a verdadeira conquista pra mim foi ser admitida e saber que eles viram algo de especial em mim 🙂

captura-de-tela-2016-10-06-as-22-06-05

Anúncios